A Importância das minhocas
As minhocas surgiram há mais de 500 milhões de anos em nosso planeta e chegam a ter mais de 5000 espécies em todo mundo.
Esse é um animal anelídeo, ou seja, apresenta o corpo alongado e segmentado. Essa segmentação é permitida devido à minhoca ser um animal invertebrado (não possui esqueleto – ossos em seu corpo) e possuir ao longo de seu corpo alguns anéis que facilitam a sua locomoção e o modo de como vive debaixo do solo. Esses anéis possuem músculos que facilitam a locomoção, por esse motivo a minhoca alonga certa parte do corpo, enquanto a outra parte do corpo, encurta.
- Sabemos que a minhoca vive debaixo da terra e por esse motivo ela possui uma grande importância para o meio ambiente, contribuindo para a agricultura. Ela exerce funções importantes.
- Despejo das suas fezes no solo, que com a ação de bactérias em junção com os restos orgânicos de vegetais e animais, se forma o húmus. O húmus é a matéria orgânica em decomposição que contém fósforo, nitrogênio e potássio. Esses nutrientes possuem como objetivo o fortalecendo e o crescimento das plantas agindo como fertilizante para o solo;
- Ao se locomover, a minhoca cava perfeitos túneis que facilitam a aeração das raízes das plantas, permitindo a penetração da água das chuvas com maior facilidade;
- As minhocas são usadas como cosméticos e na culinária de alguns países, incluindo o Brasil.
Comentários
Postar um comentário