Este blog tem como objetivo a obtenção da nota referente ao 4° Bimestre do 2° ano do ensino médio e técnico integrado em Agroindústria referente ao período de 2016.2. Os participantes deste blog são Carlos Henrique, Felipe Moreira e João Victor.

  • O filo Mollusca (moluscos) é representado principalmente por seres marinhos, embora haja algumas espécies terrestres e outras de água doce. O copro mole dá nome ao grupo (mollis=mole). Várias espécies do mar são utilizadas como alimento (polvo, lula, caracol, ostra, mexilhão, etc.).


Esses animais apresentam simetria bilateral, são triblásticos e celomados: isso significa que no embrião forma-se uma cavidade no interior da mesoderme. No adulto, o celoma origina a cavidade geral do corpo, situada entre a epiderme e o tubo digestório.


O corpo dos moluscos é dividido em três partes: cabeça (ou região cefálica), pé e massa visceral


Na cabeça, estão os órgãos sensoriais e os gânglios cerebrais.O pé apresenta-se musculoso e, em
alguns animais, pode estar transformado em braços. A massa visceral contém os principais órgãos do animal. A massa visceral é revestida por uma dobra da epiderme (manto ou pálio), que delimita uma cavidade entre ela e a massa visceral, chamada cavidade palial ou cavidade do manto. Nela estão as aberturas dos sistemas digestório e excretor e as brânquias ou os pulmões (nas espécies terrestres).
O tubo digestório é completo. A maioria dos moluscos apresenta na boca uma estrutura característica do grupo, semelhante a uma língua com pequenos dentes de quitina, a rádula (radula= pequeno raspador).



A maioria dos moluscos tem respiração branquial. Localizadas em geral na cavidade palial, as brânquias retiram o oxigênio dissolvido na água, que é levado pelo sangue para todas as células do corpo.

Na maioria dos molusco: a circulação é aberta, ou seja, o sangue não fica restrito apenas aos vasos sanguíneos. O coração está situado em uma cavidade cheia de líquido, a cavidade pericárdica (peri= redor), que é o que restou do celoma adulto. O sistema nervoso é formado por vários pares de gânglios unidos por cordões nervosos.



O polvo e a lula têm olhos bem desenvolvidos, semelhantes aos dos vertebrados e capazes de formar imagens. Em outros moluscos, como a ostra e o mexilhão, os órgãos visuais são mais simples e capazes  apenas de captar a luz (células fotorreceptoras). Há também estatocistos,(que funcionam co,(órgãos de equilíbrio), tentáculos táteis e osfrádios.

Há espécies hermafroditas e de sexos separados. Nas espécies hermafroditas, raramente ocorre autofecundação, sendo mais comum a fecundação cruzada. A fecundação também pode ser externa e o desenvolvimento direto ou indireto (sem ou com a formação de larvas, respectivamente).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação dos anelídeos