Classificação dos anelídeos

Classificação dos anelídeos

Os anelídeos costumavam ser divididos em três classes: Polychaeta (poliquetos), Oligochaeta (oligoquetos) e Hirudinea ou Hirudinoidea (hirudineos); sendo assim: poliquetos marinhos, oligoquetos minhocas terrestres e hirudineos sanguessugas. Atualmente Oligochaeta e Hirudinea são considerados subclasses da classe Clitellata (anelídeos com citelo).

  • Alguns poliquetos se deslocam ativamente e são chamados de poliquetos errantes. Outros vivem em túneis que cavam na areia. Há também os que constroem tubos com calcário ou grãos de areia, cimentados por um muco e são chamados de poliquetos tubicolas.
  • Os oligoquetos geralmente são terrestres, mas há alguns representantes de água doce. Em geral, medem entre 5 cm e 10 cm. Os minhocuçus podem atingir até 2 m de comprimento, mas estão em sério caso de extinção por causa da venda como iscas para captura de peixes maiores, o que é proibido por lei federal.
  • A maioria dos hirudineos é de água doce. O tamanho varia de 1 cm a 30 cm de comprimento. Respiram através da pele, não possuem cerdas e apresentam duas ventosas: a posterior participa da locomoção e da fixação; a anterior, em volta da boca, ajuda a sugar o sangue de animais, uma vez vez que a maioria parasita vertebrados aquáticos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog