Classificação dos Moluscos
Veremos aqui apenas três classes mais conhecidas: Gastropoda (gastrópodes); Bivalvia (bivalves) e Cefalophoda (cefalópodes).
Gastrópodes
O nome da classe deve-se ao fato de o pé localiza-se na região ventral (gaster=ventre; pados=pés). São representados pelos caramujos (aquáticos), pelas lesmas e pelos caracóis (terrestres e de água doce). Alguns possuem uma concha enrolada em espiral, mas outros, como certas lesmas terrestres, não tem concha. Em outros, como a lesma-do-mar, a conha é interna e reduzida.
Bivalves
Nessa classe estão as ostras e os mexilhões ou mariscos. A concha está dividida em duas valvas (daí o nome, bivalves), que são unidas por um ligamento e fechada por músculos. Na maioria dos bivalves o pé tem a forma de machado (daí o nome antes usado para essa classe: pelecípodes; pélekys: machado), e é frequentemente usado para cavar.
Cefalópodes
Esse nome se deve ao fato de os pés modificados em braços saírem da cabeça (kephalé=cabeça). Representados pelo polvo, pela lula, pelo náutilo e pelo choco ou siba (gênero Sepia), entre outros, esses animais marinhos estão entre os maiores invertebrados conhecidos. A concha é interna e reduzida nas lulas e ausente nos polvos. No náutilo ela é externa. Possuem um sistema nervoso bem desenvolvido, que controla os deslocamentos rápidos; e os olhos semelhantes aos dos vertebrados, que formam imagens detalhadas dos objetos e ajudam na fuga e na captura de presas. O sistema circulatório é fechado. O sistema fechado dá maior velocidade ao sangue, o que é uma adaptação do grupo dos cefalópodes, com animais predadores, que têm movimento mais rápido que a maioria dos outros moluscos em, portanto, apresentam um consumo maior de energia. O pé está transformado em braços ou tentáculos com ventosas, que são usados na locomoção, para manipular pedras e outros objetos e na captura de presas.











Comentários
Postar um comentário